Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Sehab-SP conclui realocação de mais de 3.800 famílias removidas de áreas de alto risco do entorno da Billings
  
Raul Felix | Assessoria de Comunicação
30/07/2019

Vista do Residencial Espanha

Famílias recebem orientações para a organização de mudança

Assembleia geral sobre gestão dos condomínios

  • Vista do Residencial Espanha
  • Famílias recebem orientações para a organização de mudança
  • Assembleia geral sobre gestão dos condomínios

Até o final do segundo semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab-SP deve concluir o processo de ocupação do Residencial Espanha, um empreendimento gigantesco, construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para realocar famílias removidas de áreas de alto risco social e ambiental às margens da represa Billings. O Residencial ocupa uma área de 830 mil m² e compreende 14 condomínios de 10 a 15 prédios de cinco pavimentos, totalizando 3.860 apartamentos, além de 84 lotes comerciais. Desde 2018 já foram ocupados 10 condomínios e as unidades restantes estão sendo entregues.

O empreendimento faz parte do Programa Mananciais, uma das vertentes de um grande projeto de urbanização iniciado pela Sehab em 2008. O Programa abrange dezenas de comunidades no entorno das represas Billings e Guarapiranga nos distritos de Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Parelheiros.

Trabalho Técnico Social

A Cobrape é responsável pela execução do trabalho técnico social junto às famílias envolvidas desde o início, a começar pelos primeiros contatos para informar e obter a adesão ao Programa, passando pela habilitação para a aquisição do imóvel, a preparação para as remoções, a transferência para os novos imóveis e o pós-ocupação.

Atualmente, as atividades são realizadas em duas etapas: pré-ocupação, com as famílias a serem reassentadas nestes próximos meses; e pós-ocupação, com aquelas que já realizaram a mudança para o Residencial.

Na pré-ocupação, as ações concentram-se na composição dos blocos e na preparação das famílias para a entrada nas unidades. Nessa fase acontece a convocação dos moradores habilitados pela Caixa, reunião para a escolha de bloco e assembleia geral para informar sobre o processo de mudança. A equipe técnica social propõe aos grupos criarem vínculos de acordo com o grau de afinidade entre os residentes. A partir disso, inicia-se a fase da escolha dos apartamentos, assinatura e esclarecimento do contrato com o banco e reuniões de esclarecimento da estrutura dos apartamentos com Emccamp – construtora do Residencial.

Essas atividades são destinadas a dois grupos. O primeiro formado por famílias atendidas pela Sehab-SP que estavam no auxílio aluguel. O segundo grupo inclui famílias que ainda estão sendo retiradas das áreas de risco às margens da Billings, que serão diretamente reassentadas nos condomínios.

No pós-ocupação, as ações da equipe social incluem os treinamentos para Gestão Condominial, como também para Gestão Ambiental, com a criação de comissões nos condomínios para o monitoramento das Áreas de Preservação Permanente-APPs e fiscalização das obras de instalação do futuro Parque dos Búfalos, um projeto da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)