Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Empreendimento da Sehab-SP vai reassentar mais de 3.800 famílias de áreas de alto risco social e ambiental
  
Raul Felix | Assessoria de Comunicação
27/06/2018

Vista do Residencial Espanha

Condomínio Bilbao, pronto para ser entregue

Reunião com moradores a serem reassentados

  • Vista do Residencial Espanha
  • Condomínio Bilbao, pronto para ser entregue
  • Reunião com moradores a serem reassentados

O Residencial Espanha, construído no distrito de Cidade Ademar, na zona sul do Município de São Paulo, impressiona pela grandiosidade. Com uma área de 830 mil m², compreende 14 condomínios de 10 a 15 prédios de cinco pavimentos, totalizando 3.860 apartamentos, além de 84 lotes comerciais. O empreendimento faz parte do Programa Mananciais, executado pela Secretaria Municipal de Habitação com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e foi projetado para o reassentamento das famílias em áreas de alto risco social e ambiental às margens da represa Billings. Os condomínios começam a ser entregues no próximo semestre deste ano.

A preparação das primeiras famílias a serem reassentadas no Residencial é realizada pela Cobrape. Na etapa atual, a equipe técnica social desenvolve atividades de pré-ocupação, com reuniões para a apresentação do projeto, visitas monitoradas ao empreendimento, escolha de apartamento e vistoria técnica da estrutura da unidade. Na fase seguinte, serão encaminhados os processos para assinatura dos contratos de posse dos novos imóveis com a Caixa.

Paralelamente, a equipe realiza o atendimento de famílias que devem ser transferidas ao Residencial Espanha em uma próxima etapa. As atividades consistem na identificação e cadastramento dos imóveis e famílias, elaboração de dossiês com os dados obtidos e encaminhamento ao órgão financiador.

Programa Mananciais

O Programa Mananciais é parte de um grande projeto de urbanização de favelas iniciado pela Sehab em 2008 com recursos do PAC. O Programa abrange dezenas de comunidades no entorno das represas Billings e Guarapiranga nos distritos de Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Parelheiros.

A Cobrape participa do Programa, desde o início, na execução do trabalho técnico social em todas as etapas – desde a entrada nas comunidades, com a identificação das áreas de intervenção e os primeiros contatos com lideranças comunitárias a fim de obter a adesão dos moradores ao projeto, passando pelo cadastramento das famílias, aplicação de questionários socioeconômicos, selagem dos imóveis, mobilização, plantões sociais para esclarecimentos, até a preparação para as remoções, a transferência para os novos imóveis e o pós-ocupação.

Atualmente, além do trabalho com as famílias a serem reassentadas no Residencial Espanha, técnicos sociais da Cobrape realizam atividades de pós-ocupação no Residencial América do Sul, um empreendimento com 1.188 apartamentos, todos entregues no primeiro semestre de 2017. As ações consistem na capacitação de agentes comunitários para questões relacionadas à gestão condominial, desenvolvimento social, resolução de conflitos e mecanismos de mediação. O objetivo é garantir a representatividade dos moradores reassentados na gestão dos condomínios.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)