Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Consórcio finaliza pacote técnico para licitação da terceira etapa de obras do Programa de despoluição da Billings
  
Assessoria de Comunicação
02/05/2018

O Consórcio Cobrape-Hidroconsult-NJS está concluindo o pacote técnico para licitação pela Sabesp da terceira e última etapa de obras do Pró-Billings – Programa Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings no Município de São Bernardo do Campo. Os contratos das duas primeiras etapas já estão em andamento e as obras devem começar em breve. O Pró Billings é financiado com recursos da Sabesp, da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e do BNDES. No total, serão investidos R$ 246 milhões na implantação de coletores-tronco, Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), linhas de recalque, redes coletoras, ligações domiciliares e interligações.

Na terceira etapa, serão complementadas as obras do coletor-tronco Couros e secundários, implantados parcialmente desde o início do Programa, em 2011. O coletor-tronco Couros é a principal tubulação que transportará o esgoto de todos os bairros da margem norte da bacia da Billings – totalizando 83.300 imóveis – para a Estação de Tratamento de Esgotos ABC da Sabesp, na divisa de São Paulo com São Caetano do Sul. Calcula-se que mais de um bilhão de litros de esgoto/mês passarão a ser coletados e tratados.

As obras da primeira etapa compreendem 32 estações elevatórias de esgotos de pequeno porte, duas de médio porte, linhas de recalque, condutos forçados, 51 quilômetros de redes coletoras, oito mil ligações domiciliares e 9,5 quilômetros de coletores-tronco. A segunda etapa inclui 38 quilômetros de redes de esgoto, cinco estações elevatórias e 11,5 quilômetros de coletores-tronco.

Todos os projetos que embasaram as licitações para a execução dessas obras foram elaborados pelo Consórcio Cobrape-Hidroconsult-NJS, que atua junto à Sabesp desde o início do Pró-Billings no gerenciamento geral do Programa, na elaboração de documentos requeridos pela JICA e o BNDES nos contratos de empréstimo, nos estudos para obtenção de licenciamento ambiental e no planejamento e controle da programação físico-financeira dos empreendimentos.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)