Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Sehab conclui a entrega de um novo lote de apartamentos na comunidade do Sapé, na zona oeste de São Paulo
  
Assessoria de Comunicação
05/05/2017

Conjunto de prédios entregues na Comunidade do Sapé

Instalações internas do Conjunto Habitacional

Prédios possuem quatro apartamentos por andar

Moradores iniciam a fase de mudança para os apartamentos

Assinatura do termo de responsabilidade do novo Conjunto

  • Conjunto de prédios entregues na Comunidade do Sapé
  • Instalações internas do Conjunto Habitacional
  • Prédios possuem quatro apartamentos por andar
  • Moradores iniciam a fase de mudança para os apartamentos
  • Assinatura do termo de responsabilidade do novo Conjunto

Com a entrega de um lote de 87 apartamentos na comunidade do Sapé, na região do Butantã, zona oeste de São Paulo, a Secretaria Municipal de Habitação concluiu, no mês de abril, mais uma etapa do plano de urbanização da área. Desde 2011, já foram entregues 288 unidades e as últimas 87 devem ser entregues ainda este semestre, com a finalização das obras do quinto edifício construído pela Sehab para receber os moradores removidos de áreas de risco social e ambiental.

A equipe técnica da Cobrape, responsável pelo gerenciamento social do projeto, acompanha os moradores da comunidade desde o início do processo de urbanização, iniciado com a recuperação do Córrego Sapé. Das 2.429 famílias moradoras da área, 1.400 tiveram de ser removidas das margens do córrego, hoje totalmente recuperado, depois do trabalho de limpeza e canalização e das obras de pavimentação e instalação de rede de água e esgoto na área.

Trabalho Técnico Social

O projeto de trabalho social na comunidade tem como principal enfoque a implantação de ações de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, atividades de capacitação para o trabalho e geração de renda, e de monitoramento e avaliação, destinadas às famílias diretamente beneficiadas com as intervenções da Sehab.

A equipe técnica multidisciplinar da Cobrape, formada por assistentes sociais, arquitetos e engenheiros, realiza o acompanhamento do processo com os moradores desde a fase inicial, de preparação para as remoções, a realocação nos prédios construídos pela Sehab até o trabalho de pós-ocupação.

As famílias removidas foram registradas no Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria Municipal de Assistência Social  para que pudessem ser atendidas dentro do programa social da entidade, e passaram a receber auxílio aluguel até serem reinstaladas nas novas unidades habitacionais.

Como parte do processo, a equipe promoveu reuniões e assembleias com os moradores para tratar de temas como convivência em condomínio e para escolha de representantes e elaboração do regulamento interno dos edifícios.

Na entrega das chaves os moradores assinaram o Termo de Responsabilidade do Imóvel e a Declaração de Residência. Também foi entregue o Manual de Moradia para cada morador. Após a assinatura dos documentos, os novos proprietários foram acompanhados para verificar as instalações dos apartamentos para reportarem quaisquer danos para a equipe da construtora do imóvel.

O trabalho técnico social prossegue nos próximos seis meses com as famílias dentro dos condomínios. 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)