Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Bahia investe US$ 285 milhões no fortalecimento da rede do SUS na Região Metropolitana de Salvador
  
Assessoria de Comunicação
27/03/2017

Secretário de Saúde em audiência pública no Município de Lauro de Freitas

Projeto do Hospital Metropolitano

Moradores conhecem detalhes do projeto

  • Secretário de Saúde em audiência pública no Município de Lauro de Freitas
  • Projeto do Hospital Metropolitano
  • Moradores conhecem detalhes do projeto

O governo da Bahia já começa a implementar as ações previstas no Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador – Prosus. Em audiência pública realizada em Lauro de Freitas, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, apresentou o projeto do Hospital Metropolitano, a ser construído no Município. Serão seis pavimentos com 265 leitos, sendo 30 de UTI, oito salas no centro cirúrgico e enfermarias nas especialidades de clínica geral, cardiológica, neurológica, cirurgia geral, cirurgia urológica, vascular, gastro e neurológica. A previsão do governo é que a obra esteja concluída em doze meses.

O Prosus tem como objetivo melhorar o acesso e o atendimento do SUS investindo em ações de gestão e planejamento e na organização de uma rede integrada de serviços com foco na atenção primária. O custo total do Programa é de US$ 285 milhões, dos quais 70% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e 30% de contrapartida estadual. A Cobrape lidera o Consórcio contratado para apoiar a Unidade de Gestão do Projeto no gerenciamento do Programa e na supervisão de obras.

Serão beneficiados diretamente pelo Prosus mais de três milhões de moradores dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana de Salvador, e, indiretamente, toda a população baiana, dado que a capital é referência em saúde para todo o Estado por concentrar a maior parte dos serviços de alta complexidade.

Componentes do Programa

O Prosus está estruturado em três componentes. No primeiro, Apoio à Melhoria da Gestão da Rede SUS na RMS, serão financiadas ações como serviços de consultoria e aquisições de equipamentos e software para o desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de informação de saúde, adequação da infraestrutura e aquisição de equipamentos para a Central de Regulação da Rede SUS, aquisição de equipamentos para o fortalecimento do observatório de violência e acidentes, readequação e ampliação da infraestrutura física da Secretaria, identificação e desenvolvimento de modelos de gestão e operação, incluindo modelos de parceria público-privado, para as novas unidades de saúde em seus diversos níveis de complexidade.

O componente Consolidação das Redes Integradas de Saúde, que concentra a maioria dos investimentos do Projeto, financiará a elaboração dos projetos e a construção de pelo menos 11 Unidades Básicas de Saúde, 7 Centros Integrados de Atenção a Saúde; 13 academias de saúde, 1 unidade fixa e 2 unidades móveis de coleta da rede de hemoterapia.

Estão previstas também a construção e aquisição de equipamentos para 8 Centros de Atenção Psicossocial, 1 Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, 1 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e para o Hospital Metropolitano, que funcionará com um modelo inovador de atenção para cuidados intermediários e para pacientes crônicos de longa permanência. E ainda, a readequação da infraestrutura física e aquisição de equipamentos para 3 hospitais das redes de atenção a enfermidades crônicas, saúde materno-infantil e urgências/emergências.

O componente Administração, Monitoramento e Avaliação do Programa visa dar suporte à Secretaria para a execução eficiente do Projeto e para o acompanhamento e avaliação do funcionamento da rede SUS no que diz respeito ao acesso, qualidade, coordenação e articulação entre os serviços na Região metropolitana de Salvador.

Os recursos da contrapartida local financiarão a construção e gestão dos serviços não clínicos do Hospital Couto Maia, referência para o tratamento de enfermidades infecciosas, em um modelo de parceria público-privada.

Parceria Estratégica

Visando a soma de competências e oferecer o melhor grupo de profissionais disponível para as áreas requeridas para o trabalho, a Cobrape formou e lidera Consórcio com as empresas Leme/Tractebel, L+M Gets e Anenge.

Para o gerente do contrato, engenheiro André Protzek Neto, a conjunção de fatores como capacidade gerencial, experiência em programas financiados por agências de fomento e os conhecimentos específicos de profissionais que compõem a equipe (engenharia clínica, arquitetura hospitalar, supervisão de obras, entre outros) permitirá ao Consórcio atender de maneira plena a todos os desafios que implica um programa do porte do Prosus.

“A Cobrape já é referência em diversas áreas, como recursos hídricos, saneamento básico, planejamento urbano, entre outras”, assinala o diretor do Consórcio, engenheiro Carlos Eduardo Curi Gallego. “Com esta parceria, procuramos reunir as melhores capacidades para atingir o objetivo esperado de contribuir para melhorar a qualidade do atendimento à saúde da população da Região Metropolitana de Salvador cooperando com o governo do Estado no planejamento e na gestão eficaz do SUS”, afirma o engenheiro.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)