Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Sabesp e Secretaria de Educação vão implantar programa de economia de água em mais 380 escolas estaduais
  
Assessoria de Comunicação
22/02/2017

Representantes da Secretaria Educação e de Delegacias de Ensino no encontro na Sabesp

Ramon Velloso (o quarto à direita) com pessoal da equipe técnica

Fornecedoras expõem equipamentos a serem instalados nas escolas

Participantes do encontro recebem informações sobre os equipamentos

  • Representantes da Secretaria Educação e de Delegacias de Ensino no encontro na Sabesp
  • Ramon Velloso (o quarto à direita) com pessoal da equipe técnica
  • Fornecedoras expõem equipamentos a serem instalados nas escolas
  • Participantes do encontro recebem informações sobre os equipamentos

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado – SEE, dará início, no próximo mês de março, à terceira fase do Programa de Uso Racional da Água – PURA em escolas estaduais da Região Metropolitana de São Paulo. Para a apresentação e discussão de detalhes do Programa, a empresa reuniu, no último dia 16 de fevereiro, representantes da Secretaria, de Delegacias de Ensino, das empresas contratadas para a execução dos trabalhos e de fornecedores dos equipamentos de controle de água. A Cobrape lidera o Consórcio responsável por dois dos quatro lotes previstos, que, no conjunto, totalizam 380 prédios escolares.

A implantação do PURA nessas unidades poderá resultar em uma redução do consumo de água da ordem de 7.000 m³/mês, volume equivalente ao consumo de 2.200 pessoas, proporcionando ainda uma economia para os cofres do Estado de cerca de R$ 250 mil/mês – conforme informações do coordenador do projeto na Sabesp, Edson Geraldo Vitorino de Souza.

O Superintendente de Gestão de Empreendimentos da Região Metropolitana da Sabesp, Guilherme Machado Paixão, abriu o encontro falando da importância da parceria iniciada em 2009 com a Secretaria de Educação. Na primeira fase, foram contempladas 345 unidades escolares. Na segunda, foram 627, incluídas as da fase anterior, onde foram retomados os serviços de gestão do consumo através do sistema de telemedição. Para esta terceira fase, foram selecionadas escolas localizadas em áreas abastecidas pelos sistemas Cantareira e Alto Tietê – os mais afetados pela crise hídrica.

O PURA tem como objetivo de aprimorar o gasto de água nas escolas estaduais por meio de ações tecnológicas e medidas de esclarecimento dos pais, alunos e professores. O projeto é desenvolvido em três fases, que englobam a modernização do sistema hidráulico das escolas; a promoção de cursos e campanhas de conscientização voltados para gestores, multiplicadores e controladores (professores e professores-coordenadores, administração e direção); e a instalação de um sistema de telemedição, para monitorar qualquer consumo acima da média.

Parceria Cobrape

O Consórcio formado pela Cobrape, Enops Engenharia, Sanit Engenharia e Informetter Soluções em Software e Sistemas será responsável pela implantação do Programa em 197 prédios escolares nas áreas das Diretorias de Ensino de Itapevi, Norte 1 e Osasco (Lote 1) e Itaquaquecetuba, Leste 2, Leste 3, Leste 4 e Suzano (Lote 4). A equipe técnica do Consórcio é coordenada pelo engenheiro Ramon Velloso de Oliveira, da Cobrape, com mais de vinte anos de experiência em programas de controle de perdas e de uso racional da água.

Desde a criação do PURA pela Sabesp, em 1996, a empresa trabalhou na implantação do Programa em diversos edifícios públicos estaduais e municipais de São Paulo, como a USP, o Palácio dos Bandeirantes, hospitais, UBS, Pronto-Socorros, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Câmara de Vereadores, Penitenciária Feminina de Santana, além de creches e escolas.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)