Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Água do Rio São Francisco começa a chegar à Paraíba em abril
  
Assessoria de Comunicação
22/12/2016

Vista de montante para jusante do Sifão Surrão Est 187

Vista de montante para jusante do Sifão Curimatau

Tomada d’água, início do canal, segmento 1

Canal, segmento 2

Projeto de Transposição do Rio São Francisco

  • Vista de montante para jusante do Sifão Surrão Est 187
  • Vista de montante para jusante do Sifão Curimatau
  • Tomada d’água, início do canal, segmento 1
  • Canal, segmento 2
  • Projeto de Transposição do Rio São Francisco

Com a garantia de recursos do governo federal para a continuidade das obras do Canal de Integração Acauã-Araçagi, o Estado da Paraíba deve começar a receber a água do Projeto de Integração do Rio São Francisco, através do Eixo Leste, já no próximo mês de abril, com a conclusão do primeiro dos três lotes de obras previstos. A água chegará primeiramente ao Reservatório Epitácio Pessoa, no município do Boqueirão, e posteriormente ao Reservatório Acauã, em Itatuba – ambos na região de Campina Grande.

Para a finalização do Lote 1 – segundo informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia – SEIRHMACT, já estão assegurados 60 milhões de reais de recursos da União, por meio do Ministério da Integração Nacional, assim como os recursos necessários para acelerar o ritmo das obras do Lote 2. Para o Lote 3, foi assinado, no final de novembro último, contrato com o Consórcio Construtor Vertente Paraibana no valor de 200 milhões de reais e prazo de execução de 360 dias corridos.

A equipe técnica da Cobrape, empresa responsável pelo gerenciamento do empreendimento, está otimista com o aumento dos repasses pelo Ministério da Integração Nacional. “A inconstância na liberação de recursos tem dificultado sobremaneira um eficiente planejamento”, diz o engenheiro Gilmar Ferreira, coordenador da equipe. “Nossa expectativa agora é que as novas metas sejam cumpridas dentro dos prazos estipulados.”

O engenheiro ressalta a importância do projeto para a segurança hídrica da área de influência do Canal. Com um percurso de cerca de 113 km, o sistema adutor deve garantir o suprimento regular de água bruta a 38 municípios da planície costeira interior do Estado, beneficiando 600 mil moradores, e a irrigação de 16 mil hectares de terras para agricultura.

Andamento das Obras

O projeto do Canal Acauã-Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos com seções trapezoidais totalizando 105,76 km, intercalados por cinco trechos em sifões invertidos construídos em tubos de aço para ultrapassar vales de rios e córregos, com 22,92 km, sete aquedutos com 1,69 km e 0,21 km de galerias para travessias sob rodovias e ferrovias. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões variando de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final.

As obras foram divididas em três lotes. No Lote 1, já foram concluídas as obras do canal de aproximação, barragem, tomada d’água, segmentos de canal 1 e 2A, Sifão Surrão, Sifão Ingá e Aqueduto Mogeiro. Estão em execução, com aproximadamente 90% já concluídos, os segmentos de canal 2B, 2C e 3. Dentro do prazo contratual, abril de 2017, todas as obras estarão concluídas, inclusive as de drenagem e macrodrenagem, proteção de taludes em corte e aterro, pontes, pontilhões e passarelas. Segue-se a fase de testes e comissionamento, que dependerá da disponibilidade de água no Reservatório Acauã.

No Lote 2, estão em andamento as obras no Sifão Curimataú, como a ponte que permite a passagem sobre o rio de mesmo nome, onde estão sendo assentados os tubos, a montagem do sifão e as obras civis e de montagem das transições de montante e jusante. Estão em fase inicial, as obras nos segmentos de canal 4A, 4B e Sifão Gurinhém.

No Lote 3, o canteiro de obras já começa a ser instalado. A Ordem de Serviços foi emitida no último dia 28 de novembro e a equipe de gerenciamento da Cobrape já realizou a reunião de partida com a participação da SEIRHMACT, da Supervisora e do Consórcio Construtor Vertente Paraibana, formado pelas Empresas Serveng Civilsan e SA Paulista de Construções e Comércio.

Projeto de Integração

O Sistema Adutor das Vertentes Paraibanas – Canal Acauã-Araçagi – é uma das obras complementares do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Projeto vai atender o Estado da Paraíba pelos dois eixos do empreendimento.

O Eixo Leste captará a água no Lago de Itaparica, em Floresta, no Estado de Pernambuco, e a conduzirá por 217 quilômetros até o Açude Poções, no município paraibano de Monteiro. A partir daí, seguirá pelo leito do Rio Paraíba até o Reservatório Epitácio Pessoa, de onde parte o abastecimento para várias cidades do Compartimento da Borborema, que tem como principais centros urbanos a Cidade de Campina Grande e microrregião de Cariri. Do Rio Paraíba, seguirá até o Reservatório Acauã, onde começa o Canal Acauã-Araçagi.

O Eixo Norte da Integração captará a água do Rio São Francisco no município de Cabrobó, em Pernambuco, e a conduzirá por 260 km até o Reservatório Engenheiro Ávidos, no município paraibano de São José de Piranhas, garantindo o abastecimento de diversos municípios da Bacia do Rio Piranhas e a segurança hídrica em açudes estratégicos no Estado.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)