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Rodoanel Norte é referência de sustentabilidade na avaliação do BID
  
Assessoria de Comunicação
21/12/2015

Trabalhos estão em execução nos 6 lotes de obras

Localização do Trecho Norte entre os limites da mancha urbana e o Parque da Cantareira

Via ligará os trechos oeste e leste do Rodoanel

  • Trabalhos estão em execução nos 6 lotes de obras
  • Localização do Trecho Norte entre os limites da mancha urbana e o Parque da Cantareira
  • Via ligará os trechos oeste e leste do Rodoanel

Em um workshop sobre Infraestrutura Sustentável realizado no início de dezembro na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, o Rodoanel Norte foi apresentado como referência de sustentabilidade em megaprojetos de infraestrutura. Destacam-se suas características singulares e a função no sistema viário estratégico da Região Metropolitana de São Paulo, a escolha das alternativas adequadas para o traçado e a inserção na região, e os programas ambientais e sociais implementados para minimizar ou compensar os impactos do empreendimento.

A principal característica que distingue o Rodoanel Norte de outros projetos rodoviários é a localização, entre os limites da mancha urbana, no extremo norte de São Paulo, e o Parque Estadual da Cantareira, uma área de forte dinamismo populacional e de pressão por novas ocupações. E o que o qualifica como “um grande empreendimento urbano, social e ambientalmente sustentável", na avaliação do BID, é o cuidado com a preservação das áreas protegidas e a assistência aos moradores afetados pelas obras – cuidado que se observa desde a concepção do projeto até os programas de resgate de fauna e flora e de reassentamento e compensação social, entre outros.

O Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, o último a ser construído, ligará os Trechos Oeste e Leste, com acesso à Rodovia Fernão Dias e uma via exclusiva para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com extensão de 44 km, complementa o anel de 176,5 km em torno da Região Metropolitana de São Paulo, projetado com o objetivo direcionar o tráfego de transposição local e regional, principalmente o transporte de cargas, desviando-o das áreas centrais e marginais e, com isso, reduzindo os congestionamentos da capital paulista.

O custo de implantação do Rodoanel Norte é de é de R$ 6,9 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do governo do estado, R$ 2,05 bilhões de convênio com o governo federal e R$ 2,01 bilhões de empréstimo obtido do BID, mediante contrato assinado em junho de 2012. A Cobrape é a gerenciadora desse contrato, apoiando a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), empresa responsável pela execução do empreendimento, na condução dos aportes de recursos e no acompanhamento dos aspectos técnicos, sociais, ambientais e institucionais relativos ao Projeto.

A construção da via foi iniciada em 2013, e o traçado compreende 7 túneis duplos sob o Parque da Cantareira e Áreas de Proteção Ambiental, com seção aproximada de 200 m², executados pelo método NATM (New Austrian Tunnelling Method), totalizando 11 km de extensão; e 108 Obras de Arte Especiais (OAEs) com aproximadamente 20 km de extensão, com fundações compostas de tubulões a ar comprimido, estacões, estaca raiz e estacas pré-moldadas, definidas em função das características geológicas locais, e superestrutura composta por mais de 3.200 vigas protendidas.

As obras abrangem ainda serviços de terraplenagem e drenagem, contenção geotécnica, pavimentação, edificações, barreiras acústicas, elétrica e iluminação de infraestruturas, em execução nos seis lotes.

Supervisão e controle ambiental

Em cumprimento às exigências do licenciamento e da legislação ambiental, a Dersa destinou R$ 24 milhões para apoiar a manutenção ou a criação de áreas protegidas e o plantio e recuperação de mais de 800 hectares de áreas. E estão em andamento diversas atividades de supervisão e controle ambiental.

Destacam-se ações de prevenção de erosão (estruturas temporárias de drenagem, implantação de hidrossemeadura e biomanta de fibra de coco, aplicação de biomassa e placas de grama nos taludes); proteção de corpos de água (dispositivos de retenção, corta-rios, réguas de monitoramento); implantação de projetos de drenagem definitiva, organização e limpeza (umectação de caminhos de serviço, separação e controle de resíduos, lavagem das rodas dos caminhões); monitoramento da qualidade da água; investigação de áreas com possível contaminação preexistente do subsolo; e realização de prospecção histórico-arqueológica.

A Cobrape é responsável por informar regularmente o BID sobre o andamento dessas atividades, assim como realizar e acompanhar levantamentos e resgates da flora, afugentamento e resgate da fauna, monitoramento de bugios, instalação de passagens de fauna e parcerias para reabilitação de felinos e animais domésticos.

Outras ações realizadas visando a proteção do meio ambiente são o reaproveitamento de material rochoso da escavação de túneis e matacões na própria obra (para rachão, britas, pó de pedra, pedrisco, bica corrida e graduada) e a reutilização das águas nas etapas de execução de obras.

Atendimento Social

Dada a localização do Rodoanel Norte em áreas urbanas adensadas de São Paulo, Guarulhos e Arujá foram necessários procedimentos expropriatórios para as áreas regulares e o atendimento social aos moradores de ocupações irregulares em condição de vulnerabilidade social. As remoções e a assistência às famílias são realizadas de acordo com as diretrizes de salvaguarda social do BID e com um Plano Diretor de Reassentamento e Indenização, e acompanhadas pela Cobrape.

Entre as ações realizadas de acordo com o Plano estão o cadastramento social e físico das famílias e moradias, diagnóstico socioeconômico, congelamento das áreas, elaboração de laudo social de equiparação à moradia, definição da modalidade de atendimento, viabilização de unidades habitacionais de interesse social e acompanhamento social às famílias nas fases de remoção, transição e pós-ocupação.

A Dersa já removeu e atendeu mais de 4 mil famílias, das quais 47% optaram por uma unidade habitacional, 51% por receber indenização pelas benfeitorias afetadas e 2% por outras formas de atendimento previstas. A Cobrape participa desse processo, acompanhando as remoções e a construção dos conjuntos habitacionais para o reassentamento da população.

Para estimular a mobilização e o envolvimento da comunidade em todo o processo, foram realizadas reuniões para a apresentação do Projeto, identificação de lideranças e formação de Comitês de Desenvolvimento Comunitário, e disponibilizados plantões sociais permanentes nos bairros para prestar esclarecimentos e orientações dos moradores.

Uma das grandes inovações do Projeto é o atendimento social integral às famílias, por meio de parcerias com instituições governamentais e não governamentais, visando garantir o acesso a serviços de educação, saúde, cultura, justiça, segurança pública, formação profissional e trabalho.

Entre outras iniciativas bem sucedidas, está o acesso aos programas estaduais Via Rápida Emprego, que oferece cursos básicos de qualificação profissional, e Pró-Egresso, através do qual egressos do sistema penitenciário foram contratados para as obras; a realização de mutirões de documentos e Jornadas da Cidadania, que atenderam mais de 14 mil pessoas e prestaram mais de 19 mil serviços; cursos de capacitação oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade; e palestras de orientação do Sebrae para a requalificação dos comerciantes deslocados das áreas impactadas.

 
 
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