Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Obras do Sistema Produtor São Lourenço seguem em ritmo acelerado, segundo o governador Alckmin
  
Assessoria de Comunicação
02/06/2015

Com conclusão prevista para outubro de 2017, volume de água será suficiente para atender 1,5 milhão de pessoas

 

As obras do Sistema Produtor São Lourenço seguem "a todo vapor", segundo as palavras do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, após uma inspeção técnica realizada no último dia 1 de junho. O empreendimento é gerenciado pelo consórcio Cobrape-Vizca, responsável pela Gestão Metodológica, Supervisão da Execução, Auditoria da Garantia da Qualidade, Gestão do Contrato de Concessão e Suporte Para Elaboração do Programa de Apoio aos Municípios.

Com conclusão prevista para outubro de 2017, o futuro sistema vai permitir a captação de 4,7 mil litros por segundo de água, volume suficiente para atender 1,5 milhão de moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. Desse total, cerca de 1,1 milhão são abastecidos pelo Cantareira.

"Aqui em Vargem Grande Paulista tem a grande ETA, a Estação de Tratamento de Água. Hoje nós estamos com mais de 2.500 pessoas trabalhando nessa grande obra, devemos ultrapassar 3.500 pessoas trabalhando até o final do ano. Vamos acelerar as obras para ter mais água de qualidade na Região Metropolitana de São Paulo e menor dependência do [Sistema] Cantareira", disse o governador.

Estação

O projeto prevê a construção da Estação de Tratamento de Água em Vargem Grande Paulista e reservatórios para armazenar até 125 milhões de litros d´água. Além disso, a Sabesp protocolou pedido na Aneel e no Daee para aumentar a outorga do futuro sistema para 6,4 mil l/s. Se for aprovado esse acréscimo, será possível abastecer mais 500 mil moradores de Santana do Parnaíba, Carapicuíba e Osasco, que hoje são exclusivamente atendidos pelo Sistema Cantareira.

A captação do São Lourenço acontece na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. Serão instalados 83 quilômetros de adutoras (grandes tubulações), incluindo um túnel de 1.100 metros pela serra e uma passagem por baixo da Rodovia Raposo Tavares. Em parte do trajeto, os tubos chegam a ter 2,10 metros de diâmetro. Um dos pontos principais é o bombeamento da água para superar o desnível de 300 metros da Serra de Paranapiacaba.

Foram assentados mais de três mil metros de adutoras nos municípios de Ibiúna, Barueri e Carapicuíba. A previsão é entregar 26 quilômetros de adutoras até dezembro deste ano. A Parceria Público-Privada São Lourenço, responsável pelas obras, é formada pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa e terá investimento de R$ 2,21 bilhões, em troca da operação do sistema por 25 anos.

Com informações e fotos do site do governo do Estado de São Paulo, 1/06

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)