Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Diretor da Cobrape e presidente da ABES-SP ministra webinário sobre desafios da gestão hídrica
  
Assessoria de Comunicação
12/05/2015

Alceu Bittencourt expôs pontos de palestra proferida no Fórum Mundial da Água

Redução do consumo, das perdas, novas tecnologias, preservação de mananciais e gestão integrada - estes os principais destaques do novo cenário hídrico no Brasil analisado no webinário ministrado pelo diretor da Cobrape e presidente da ABES-SP, Alceu Bittencourt. Realizado pela ABES-SP nesta terça-feira, 12 de maio, o evento virtual teve inicialmente a apresentação dos principais tópicos desenvolvidos por Bittencourt em sua palestra proferida no Fórum Mundial da Água, realizado na Coreia do Sul em abril. Ao final, o engenheiro, especialista em questões hídricas, respondeu perguntas dos participantes.

Descrevendo a magnitude do evento na Coreia do Sul, que contou com mais de 35 mil participantes, Bittencourt ressaltou também a forte presença brasileira, inclusive no imponente pavilhão erguido na feira anexa. O representante da ABES lembrou ainda que o fórum deste ano serviu como aprendizado para o próximo evento do gênero a ser realizado em 2018 em Brasília. "Conhecemos o que foi feito em termos de organização. Teremos eventos preparatórios antes do Fórum de 2018, como dois congressos da ABES, inclusive o deste ano no Rio, em outubro, e o de 2017 em SP. Além da importância destes encontros em si, eles terão o papel de promover discussões para a reunião mundial em Brasília."

No webinário - A crise de escassez hídrica e os novos desafios para a gestão de águas no Brasil - Bittencourt chamou a atenção para a atual realidade da escassez hídrica e suas consequências no Brasil. Cinco aspectos foram enumerados:

  • Forte redução do consumo de água, com efeitos futuros projetados
  • Redução das perdas devido, inclusive, ao atrativo econômico
  • Desenvolvimento de novas tecnologias, como reuso e dessalinização
  • Melhor preservação de mananciais, incluindo tratamento de esgoto
  • Incremento da gestão integrada

O especialista também desenhou um panorama em que os conflitos pelo uso da água tornam-se mais evidentes e, consequentemente, surge uma demanda mais acentuada por planejamento, inclusive na concessão de outorgas, monitoramento, planos de contingência e outras ferramentas de gestão.

"Daqui para frente serão necessárias, cada vez mais, soluções compartilhadas." Em relação ao planejamento Bittencourt preconiza, alternativas combinadas de diversos tipos. "A análise ponderada de todas as possibilidades mostram que as principais soluções continuarão sendo os mananciais superficiais, tomados no conjunto."

 Antes de responder perguntas dos participantes, o diretor da Cobrape descreveu o papel da ABES como entidade que congrega o setor, debatendo questões, promovendo eventos e outras iniciativas, como a criação das Câmaras Temáticas de Recursos Hídricos em nível nacional e nos Estados. "Temos tido uma participação muito grande. Quem tiver interesse deve procurar a entidade."

O webinário está gravado na íntegra e pode ser acessado no link:

https://www.eventials.com/abesdn/a-crise-de-escassez-hidrica-e-os-novos-desafios-para-a-gestao-de-aguas-no-brasil/

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)