Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas entra em operação em vários Estados do Brasil
  
14/04/2014

A Agência Nacional de Águas – Ana lançou em 20 de março a Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas – RNQA, cujo projeto foi desenvolvido pela Cobrape durante os anos de 2010 e 2012. Seu objetivo é monitorar e avaliar a qualidade das águas superficiais, disponibilizando à população as informações coletadas e fornecendo subsídios à gestão dos recursos hídricos do país. No monitoramento, são identificadas áreas críticas em termos de poluição hídrica, o que serve de base para ações de planejamento, outorga, licenciamento e fiscalização das águas brasileiras.

 Durante a cerimônia de lançamento da rede na sede da agência, em Brasília, 13 Estados receberam equipamentos para fazer o monitoramento e assinaram com a Ana uma carta de compromisso para sua implementação. Ao todo, 16 unidades da Federação serão contempladas com materiais e treinamento para sua operação até junho deste ano, compreendendo a primeira etapa de implantação do RNQA, com 1.200 pontos, cujo funcionamento se dará a princípio nesses Estados que já operam redes estaduais de monitoramento de qualidade de água. A meta é que até o final de 2020, todos os estados e o Distrito Federal possuam um total de 4.452 pontos de monitoramento.

Para operacionalização da Rede nos primeiros 16 Estados, a Ana adquiriu medidores acústicos de vazão, sondas multiparamétricas de qualidade de água, caminhonetes com baú 4x4 adaptado e barcos com motor de popa. Os medidores acústicos de vazão são necessários para calcular a carga de um determinado poluente ou substância num manancial, já as sondas multiparamétricas de qualidade da água permitem a determinação, em campo e em tempo real, de importantes parâmetros de qualidade das águas, em que geralmente são medidos temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica. Tanto as caminhonetes quanto as embarcações são importantes para o transporte das equipes e dos equipamentos necessários para as análises.

A RNQA ainda propõe a padronização das informações coletadas, cujos parâmetros qualitativos envolvem aspectos físico-químicos (transparência, temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH e demanda bioquímica de oxigênio – DBO, por exemplo), microbiológicos (coliformes), biológicos (clorofila e fitoplâncton) e de nutrientes (relacionados a fósforo e nitrogênio), o armazenamento no Sistema de Informações Hidrológicas - HidroWeb, da Ana, e a integração ao Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos – SNIRH. A RNQA é o principal eixo do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas, cujo objetivo é justamente melhorar a informação sobre qualidade de água no Brasil.

 

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)