Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape gerencia a requalificação dos Reservatórios Cangaíba, Mooca e Butantã em São Paulo
  
13/03/2014

Reservatório Butantã

  • Reservatório Butantã

A Sabesp opera como concessionária de serviços de saneamento básico no Estado de São Paulo – está presente em 364 dos 645 municípios paulistas - no entanto, sua atuação não se restringe aos serviços de água e esgoto. A última novidade, no que tange seus trabalhos para além das ações de saneamento, é a implantação de reservatórios-parque nos Reservatórios Butantã, Cangaíba e Mooca, localizados na capital do estado.

Em busca de uma maior integração e comunicação com a cidade, do fortalecimento e agregação de valores à marca Sabesp e, principalmente, da divulgação à população de informações sobre suas áreas de atuação; a Companhia vai viabilizar os grandes espaços verdes no entorno dos reservatórios para abrigar neles atividades educacionais, de lazer e esportivas. Como pilotos desse novo projeto, foram escolhidos os três acima citados.

Para a requalificação dos reservatórios em espaços também destinados às atividades de uso público, haverá a adequação das edificações existentes por meio de obras e serviços; necessários para criação de áreas de apoio às ações que terão lugar nos parques.

Com pequenas diferenças, relativas às peculiaridades físicas de cada reservatório, todos eles abrigarão playground, bicicletário, ecoposto para coleta seletiva, zeladoria e praças que serão incrementadas com o plantio de novos espécimes de árvores, além daquelas já existentes na área que dará origem aos reservatórios-parque.

A Cobrape acompanha o processo de adequação dos reservatórios em reservatórios-parque por meio de uma equipe técnica multidisciplinar, formada por engenheiros e arquitetos, que gerenciam as obras e serviços executados.

Faz parte desse gerenciamento o conhecimento dos fatores intervenientes, o planejamento de ações, a implantação de estrutural organizacional e apoio logístico, a alocação de equipe qualificada, o acompanhamento da implantação e, ao final, a apresentação de produtos.

 

Cuidados durante as obras

Este é um empreendimento peculiar, pois a implantação de equipamentos e a reforma dos espaços destinados às atividades de uso público têm que observar a devida separação das áreas responsáveis exclusivamente, às ações operacionais de cada um dos reservatórios.

De modo a equacionar as eventuais interferências na infraestrutura existente, as obras utilizam sistemas pré-fabricados, mantêm a arborização existente, além daquela que será acrescida, e implantam pisos drenantes em pavimentos e passeios público. O projeto dos reservatórios-parque, no qual as reformas se baseiam, utilizou diretrizes de acessibilidade e desenho universal, às quais serão observadas no seu respeito a elas durante o gerenciamento executado pela Cobrape.

Já durante o processo de licitação para a escolha da gerenciadora, a empresa em sua proposta técnica apresentada à Sabesp, verificou a partir do estudo e análise dos três reservatórios, peculiaridades de cada um que são observadas neste período de obras.

O Reservatório Butantã localiza-se em terreno bastante acidentado, o que demandará cuidados especiais na implantação dos decks previstos ali. Já parte das áreas de lazer previstas para o Reservatório Mooca estará situada sobre reservatórios enterrados, implicando cuidados especiais no sentido de preservá-los.

O Reservatório Cangaíba não possui dificuldades técnicas específicas, porém sua área é compartilhada com o Corpo de Bombeiros, o que demandará pequenas adequações em relação aos horários de abertura e fechamento do futuro reservatório-parque.

Além desses aspectos particulares já identificados previamente, o gerenciamento também leva em conta os impactantes ambientais ocasionados com a implantação dos empreendimentos; a despeito dos ganhos previstos nessa vertente com a vinda de novos espécimes de árvore, promoção de ações sustentáveis e o programa de coleta seletiva, entre outros.

Para isso, no período de obras são observados o planejamento dos canteiros de serviço, de modo a equacionar o acondicionamento e destinação final dos resíduos gerados pela construção; a compatibilidade entre os equipamentos utilizados e os espaços de operação; a utilização de silenciadores que permitam o controle de ruídos; o respeito aos horários de trabalho de modo a minimizar o transtorno na vizinhança; entre outras ações que visam mitigar os impactos da obra na população do entorno e no meio ambiente.

As obras já começaram nos Reservatórios Cangaíba e Mooca e os três reservatórios-parque serão entregues à população no segundo semestre deste ano.

 

 

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)