Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Pró-Billings segue com obras e trabalho social
  
Assessoria de Comunicação
20/10/2012

No Pró-Billings, obras são acompanhadas por trabalho social

Ribeirão dos Couros, uma das principais artérias de São Bernardo do Campo

  • No Pró-Billings, obras são acompanhadas por trabalho social
  • Ribeirão dos Couros, uma das principais artérias de São Bernardo do Campo

Cerca de 50 mil moradores do entorno do Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo, acompanham as obras que irão dotar de coleta de esgoto os bairros da região, entre eles o Cooperativa, Alves Dias e Independência. A implantação do Coletor Tronco Couros é uma das etapas do Programa Pró-Billings, criado pela Sabesp para promover a coleta e o tratamento de 90% do esgoto gerado na cidade.

"As obras do Coletor Tronco Couros têm importância vital para a viabilização do Pró-Billings. Todo o esgoto das bacias do Alvarenga, Lavras e das bacias A e F serão coletados e bombeados através da Estação Elevatória Esmeralda para, depois, chegar ao destino final, a Estação de Tratamento de Esgotos ABC", informa o engenheiro Aigiro Tanaka, coordenador geral do consórcio Cobrape/Hidroconsult/JNS, responsável pelo gerenciamento do Pró-Billings.

Com término previsto para janeiro de 2015, as obras acontecem em importantes vias da cidade - como as avenidas Humberto Alencar Castelo Branco e Robert Kennedy - mas, como são executadas pelo método não destrutivo e são acompanhadas por trabalho técnico social, seus impactos são minimizados.

"Quando a população recebe informações detalhadas sobre a obra e compreende que ela é parte de um programa com benefícios para toda a população e para a represa, é estabelecido um vínculo de confiança que faz a intervenção física acontecer com mais agilidade e tranquilidade", explica Aigiro. No Pró-Billings, o trabalho técnico social é executado pelo consórcio Cobrape/Hidroconsult/JNS.

Porta a porta

Enquanto as obras avançam metro a metro - já foram implantados 80 metros do Coletor Tronco Couros - o trabalho social avança porta a porta. A assistente social da Cobrape Regiane Demarchi da Silva Passos e o representante Comunitário da Sabesp, Pedro Roberto Lucilla, integram a equipe multidisciplinar responsável pelo serviço social do Pró-Billings e contam como é feita a abordagem dos moradores e comerciantes da região.

"Nós promovemos eventos como reuniões informativas com moradores e lideranças locais e reuniões específicas em áreas onde serão implantadas faixas de servidão; mas também fazemos uma mobilização porta a porta por onde passam as obras", explica o representante da Sabesp.

No contato com a população, são divulgados todos os pontos do programa, seus benefícios, prazos, o trajeto das obras. Também é promovido o direito de todos ao acesso aos serviços de saneamento básico e o dever de cada um com relação ao meio ambiente. "A população também precisa contribuir fazendo a sua parte, evitando jogar lixo nos córregos, separando e reciclando o lixo, não jogando óleo de cozinha no ralo e vaso sanitário", diz Regiane Demarchi.

SAIBA MAIS

Pró-Billings

O Programa Integrado de Melhoria Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings em São Bernardo do Campo, é realizado com recursos da Sabesp e financiamento da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O investimento de R$ 220 milhões é destinado a obras de ligações domiciliares de esgoto, ao assentamento de aproximadamente 90 quilômetros de redes coletoras, 33 quilômetros de coletores-tronco e estações elevatórias de esgoto de diversos portes para exportação de efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto ABC.

O que é método não destrutivo?

Segundo definição da Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva, Método Não Destrutivo (MND) é "uma família de métodos, materiais e equipamentos cuja utilização pode ser na construção de redes novas ou na recuperação de redes existentes no subsolo (substituição ou reabilitação), com a menor ruptura possível da superfície, menor influência no sistema viário (tráfego), pouca ou nenhuma influência no entorno da obra (comércio e serviços) e outras atividades".

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)