Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Ceará adota modelo pioneiro de planejamento de turismo
  
Assessoria de Comunicação
27/09/2012

Águas Belas, no município de Cascavel, a 60km de Fortaleza

A gruta de Ubajara, no polo turístico de Ibiapaba

Igreja Matriz no centro histórico de Aracati, cidade beneficiada pelo projeto

  • Águas Belas, no município de Cascavel, a 60km de Fortaleza
  • A gruta de Ubajara, no polo turístico de Ibiapaba
  • Igreja Matriz no centro histórico de Aracati, cidade beneficiada pelo projeto

Canoa Quebrada, Cumbuco, Morro Branco e outros cinco consagrados destinos turísticos cearenses estão criando um modelo pioneiro de planejamento e desenvolvimento integrado de turismo na Região Nordeste do Brasil. As localidades integram o Projeto de Valorização de Destinos Turísticos, iniciativa do Governo do Estado do Ceará que conta com o trabalho de consultoria especializada da Cobrape.

O objetivo é qualificar a atividade turística nas localidades respeitando as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pela Política Nacional de Turismo. "O turismo não é apenas atividade econômica, envolve também questões sociais, culturais e ambientais", afirma André Protzek Neto, coordenador da unidade da Cobrape em Fortaleza. O engenheiro explica, ainda, que qualificar um destino turístico é colocá-lo em sintonia com interesses de desenvolvimento local e global e atender expectativas tanto das comunidades de acolhimento quanto dos turistas.

A equação não é das mais simples. Para resolvê-la, a Cobrape destacou uma equipe multidisciplinar que está preparando para a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) cerca de 70 estudos e projetos para as localidades beneficiadas pelo Projeto. A consultoria envolve a elaboração de produtos como a Leitura da Realidade, o Posicionamento Estratégico e os Planos de Ação para cada destino turístico; é a partir destes estudos e diagnósticos que serão indicadas ações e desenvolvidos projetos executivos dos atrativos turísticos prioritários de cada localidade.

Posteriormente, os projetos serão implementados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo - Ceará (Prodetur Nacional Ceará). Por meio do Prodetur, foram realizados os Estudos de Mercado dos Polos Turísticos que selecionaram os oito destinos do Projeto de Valorização. No Ceará, o Prodetur é gerenciado pela Cobrape.

Resultados para a Copa do Mundo

Canoa Quebrada foi a primeira localidade a ter seus estudos concluídos, em agosto; os demais destinos já estão recebendo os produtos da primeira etapa do trabalho. Os projetos executivos prioritários de cada localidade serão finalizados até janeiro de 2013, prazo compatível, por exemplo, com o aumento do fluxo de turistas atraídos pelos jogos da Copa do Mundo 2014. Fortaleza, a capital cearense, é uma das cidades-sede do campeonato.

Segundo Protzek, o Projeto de Valorização de Destinos Turísticos será capaz de dotar as oito localidades de atrativos para que os visitantes prolonguem a estadia no Ceará. "Ao vir para assistir os jogos, o turista encontrará hospedagem, atrativos e entretenimento diversificados, para além do que encontrará em Fortaleza", diz. Os destinos selecionados para o Projeto encontram-se em três polos turísticos - Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço do Baturité - todos situados a poucas horas de distância da capital.

As localidades - Conheça os oito destinos turísticos selecionados pelo Prodetur para a elaboração dos Projetos de Valorização e suas áreas de influência.

No polo do Litoral Leste, encontram-se seis destinos:

Cumbuco (Caucaia);
Porto das Dunas (Aquiraz) - Prainha, Iguape e Barro Preto (Aquiraz);
Caponga (Cascavel) - Praia de Águas Belas (Cascavel);
Morro Branco/Praia das Fontes (Beberibe);
Canoa Quebrada (Aracati) - Praia de Majorlândia, Praia de Quixaba e Centro Histórico de Aracati (Aracati), Praia do Canto da Barra (Fortim);
Redonda/Ponta Grossa (Icapuí) - Faixa Litorânea de Icapuí.

No polo de Ibiapaba, o destino turístico selecionado é Ubajara, com área de influência que abrange Viçosa do Ceará, São Benedito e Tianguá.

No Maciço do Baturité, o destino trabalhado é Guaramiranga, abrangendo Baturité, Mulungu e Pacoti.


SAIBA MAIS

BID financia desenvolvimento do turismo no Ceará 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)