Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cenários prospectivos apoiam decisões sobre uso da água
  
Assessoria de Comunicação
06/01/2012

Rodolpho Ramina: "Cobrape é pioneira na adoção de cenários"

Paulo Varella, Diretor da Agência Nacional de Águas, durante simpósio

  • Rodolpho Ramina: "Cobrape é pioneira na adoção de cenários"
  • Paulo Varella, Diretor da Agência Nacional de Águas, durante simpósio

Utilizados desde a Segunda Guerra Mundial como um eficaz método de planejamento militar, os cenários prospectivos agora apoiam as decisões do governo e da sociedade sobre os usos e destinos dos recursos hídricos. No Brasil, a Cobrape foi uma das primeiras empresas de consultoria de engenharia a adotar a metodologia.

O tema foi debatido durante o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, em Maceió (27/11 a 1/12). O engenheiro civil e economista Rodolpho Ramina, consultor especializado na área de cenários prospectivos, apresentou alguns trabalhos desenvolvidos pela Cobrape com a adoção de cenários, como os Planos Estaduais de Recursos Hídricos do Paraná e do Tocantins e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Baía de Sepetiba. "O trabalho da Cobrape na área de cenários é tecnicamente muito avançado", avaliou. A empresa de Ramina, U&A Engenharia e Planejamento, é parceira da Cobrape.

Segundo Ramina, a metodologia de cenários possibilita novos olhares sobre o processo de gestão de recursos hídricos, alterado substancialmente pelo novo marco legal do setor (lei 9.433/97). Com a nova legislação, a gestão dos recursos hídricos foi descentralizada e todas as decisões sobre o uso da água passaram a contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. A metodologia dos cenários consegue conciliar todos esses fatores.

Também participaram da discussão sobre cenários prospectivos o consultor Francisco Lobato da Costa, como moderador, e o Dr. Paulo Varella, Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).

CENÁRIOS PROSPECTIVOS - Conheça o trabalho da Cobrape

Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná

Plano Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Baía de Sepetiba (PDS-Sepetiba)

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)