Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Secretaria de Habitação divulga os vencedores do concurso Boas Práticas Sociais para Geração de Renda
  
03/10/2011

Integrante do grupo Zeladoria Ambiental mostra a menção honrosa recebida pela prática

Representante de um dos projetos participantes fala sobre a prática à plateia

  • Integrante do grupo Zeladoria Ambiental mostra a menção honrosa recebida pela prática
  • Representante de um dos projetos participantes fala sobre a prática à plateia

Por Ester Minga

Em 28 de junho a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (Sehab) promoveu a cerimônia de premiação do 1º concurso Boas Práticas Sociais para Geração de Renda, criado para estimular o trabalho social realizado no âmbito dos programas desenvolvidos pela Superintendência de Habitação Popular (Habi). Exemplos desses são os programas de Urbanização de Favelas e Mananciais, em que a Cobrape é a responsável pelo gerenciamento social em algumas comunidades da capital.

Nessa primeira edição participaram sete práticas avaliadas por um júri formado por Cláudia Cavalcanti, responsável pela área de comunicação da Comunidade Solidária, Maria do Carmo Carvalho, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e o arquiteto urbanista Carlos Eduardo Tibiriçá, um dos impulsionadores da Lei Cidade Limpa e coordenador do concurso Renova SP, cuja seleção de propostas arquitônicas visa urbanizar favelas e loteamentos irregulares da capital paulista.

Durante a cerimônia ocorrida no auditório do 26º andar do Edifício Martinelli, sede da Sehab, e que contou com a presença do secretário de habitação, Ricardo Leite, da superintendente de HABI, Elisabete França, além dos membros do júri e das comunidades dos projetos participantes; houve explanação sobre as práticas e premiação dos vencedores.

O projeto de Zeladoria Ambiental desenvolvido na comunidade do Jardim São Francisco, sob gerenciamento social da Cobrape, e o grupo de artesanato dos idosos Vó Neusa receberam menção honrosa; enquanto o projeto de sacolas recicláveis Mulheres do Iporanga, que ocorre nesta comunidade também sob o gerenciamento da Cobrape, foi o grande vencedor.

Zeladoria Ambiental

Desenvolvido durante a fase de pós-ocupação do Programa de Urbanização de Favelas, o projeto Zeladoria Ambiental é resultado da parceria firmada entre os profissionais da Cobrape, a HABI Leste e o Senac, que ofereceu aos moradores um curso de Agentes de Desenvolvimento Local.

A partir disso, foi criado o grupo Zeladoria por membros da comunidade com o objetivo de diagnosticar problemas de foro ambiental e propor soluções. Atualmente, na comunidade há coleta seletiva de lixo, que é depois encaminhado para uma cooperativa da região, feira de trocas e conservação das áreas comuns do bairro.

Mulheres do Iporanga

O projeto de sacolas recicláveis Mulheres do Iporanga, também desenvolvido no âmbito dos trabalhos de pós-ocupação do programa de Mananciais, foi o meio encontrado pela comunidade e a equipe da Cobrape para proporcionar às moradoras uma atividade rentável. O projeto deu tão certo que as sacolas já foram exportadas para fora do país e ultrapassaram a produção de 2700 unidades.

O objetivo de projetos deste tipo é proporcionar aos moradores dessas localidades, além de uma atividade que produza renda ou gere uma economia de gastos, um sentimento de pertença ao bairro. O interesse é fazê-los se preocuparem com as demandas do local onde vivem e os estimularem a buscar soluções aos desafios que se apresentam à vida em comunidade.

Conforme afirmou Carlos Eduardo em fala durante a cerimônia, hoje os profissionais envolvidos em projetos de urbanização têm consciência da necessidade desses irem além da construção de moradias e assentamentos de famílias. Por isso a importância dos trabalhos de conscientização executados na fase de pós-ocupação, em que os moradores são estimulados a participar das decisões e a propor ideias para o local que habitam.

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)