Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Plano das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí é o melhor do Estado
  
Jornal O Liberal
21/03/2011

Plano abrange 62 municípios, 58 em SP e 4 em MG. Na foto, rio Piracicaba, em SP.

  • Plano abrange 62 municípios, 58 em SP e 4 em MG. Na foto, rio Piracicaba, em SP.

O Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para os anos de 2010 a 2020 é o melhor do Estado de São Paulo. As ações previstas no programa - que incluem a recuperação dos rios que cortam os municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) - obtiveram a maior pontuação na avaliação do CORHI (Comitê Coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos).

Conforme informações divulgadas pela Fundação Agência das Bacias PCJ, a pontuação conquistada pelo Plano regional resultará em mais recursos para as Bacias PCJ. A instituição explicou, por meio de nota, que os recursos provenientes do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) serão aplicados em empreendimentos nas bacias PCJ visando a melhoria da qualidade e quantidade de água nos municípios, incluindo Americana, Santa Bárbara d`Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

Adriana Isenburg, Coordenadora Técnica da Agência das Bacias PCJ, que acompanhou todo o trabalho de elaboração do Plano que deverá transformar a realidade das bacias PCJ, informou que os projetos e empreendimentos inscritos pelas prefeituras e serviços de água e esgoto - visando à liberação de verbas - precisam estar inseridos nas metas do Plano de Bacias.

Segundo ela, essa exigência é feita para garantir que os investimentos viabilizados com as verbas do Fehidro promovam de fato a melhoria do padrão considerado ideal para os rios das bacias PCJ. A expansão demográfica e industrial nos municípios que compõem as Bacias, com população total média de 5,2 milhões de habitantes, exigem projetos que garantam a oferta de água em abundância.

Dezembro - O Plano de Bacias da região foi aprovado em dezembro de 2010 pelos Comitês PCJ. De acordo com a Fundação Agência das Bacias, é o único Plano que contem proposta para atualização do enquadramento dos corpos d`água. O Ribeirão Quilombo e o rio Piracicaba terão de se enquadrar aos padrões considerados aceitáveis, reduzindo a carga de esgoto.

O Plano de Bacias, elaborado pela Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos) especifica diretrizes e ações para o uso, conservação e recuperação das águas. "Todo o trabalho realizado até agora teve como grande marca, a participação da sociedade. E este envolvimento, esta conscientização de todos já está fazendo diferença e precisa ser mantido para atingirmos as metas do Plano", destacou a coordenadora técnica.

 

Fonte: Jornal O Liberal
Matéria publicada em 17 de março de 2011

 

Conheça este trabalho em nosso portfólio

 

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)