Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Cobrape inaugura unidade no Recife para gerenciar o Projeto Capibaribe Melhor
  
Assessoria de Comunicação
17/02/2011

Parque Santana, uma das áreas verdes que será recuperada e ampliada pelo projeto

No Recife Antigo, equipe já começou a trabalhar no gerenciamento do Capibaribe Melhor.

  • Parque Santana, uma das áreas verdes que será recuperada e ampliada pelo projeto
  • No Recife Antigo, equipe já começou a trabalhar no gerenciamento do Capibaribe Melhor.

A equipe da Cobrape que irá gerenciar o Projeto Capibaribe Melhor já está instalada na nova unidade da empresa, na cidade do Recife.

Avaliado em 46,8 milhões de dólares, o Capibaribe Melhor é financiado pelo Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD) e será executado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), ligada à Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental da capital pernambucana.

O projeto integra obras e ações com o objetivo de promover a requalificação ambiental da bacia do Capibaribe e a redução da vulnerabilidade urbana e social da população na região de intervenção, que abriga mais de 225 mil habitantes.

Segundo Roselaine Ferreira Nunes, tecnóloga da Cobrape, o Projeto Capibaribe Melhor é inovador. "A prefeitura do Recife se apoiou no que existe de mais avançado em desenvolvimento urbano e social para desenhá-lo", avalia.

Roselaine vai coordenar o gerenciamento do projeto durante quatro anos, período no qual a equipe da URB irá absorver a tecnologia e a experiência da Cobrape. Esse processo de transferência de conhecimento acontece no dia a dia do contrato, é o chamado on-the-job training.

"Programas integrados de alta complexidade, com financiamento internacional, apresentam especificidades e exigências que nem sempre fazem parte do arsenal de conhecimento do poder público. A gerenciadora leva esse conhecimento para dentro da estrutura do poder público e lá ele se dissemina, ultrapassando inclusive as fronteiras do contrato", explica a tecnóloga.

Experiência em gerenciamento

A Cobrape especializou-se na preparação e gerenciamento de programas integrados de grande porte financiados por agências internacionais.

Um dos primeiros programas dessa natureza implantado no Brasil foi o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga, financiado pelo BIRD e gerenciado pela Cobrape.

A partir da experiência do Programa Guarapiranga, a empresa gerenciou diversos projetos financiados pelo BIRD, como o Projeto de Assistência Técnica ao Prosanear (PAT- PROSANEAR) e os programas de recuperação ambiental de duas importantes bacias do Estado de Minas Gerais, a do rio Uberaba e a do rio Betim.

Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Cobrape gerenciou programas nos municípios de Joinville e Goiânia e também o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre.

Cobrape RECIFE

Endereço: Rua do Apolo, 81 - Recife Antigo
Telefone: (81) 3224-2022 / 3224-2051 / 3224-2033
E-mail: rose@cobrape.com.br

 

SAIBA MAIS SOBRE O GERENCIAMENTO DO PROJETO CAPIBARIBE MELHOR

Entrevista com a coordenadora de gerenciamento do Projeto Capibaribe Melhor

 

                                                    

 

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)