Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Entrevistas
No Recife, equipe da Cobrape se prepara para assumir gerenciamento do Projeto Capibaribe Melhor
  
Assessoria de Comunicação
17/02/2011

Projeto combina obras e ações para dinamizar o território.

Canal Valença, na área do projeto: ocupação urbana ocorreu de forma desordenada

Saneamento ambiental é um dos pontos fortes do projeto Capibaribe Melhor.

Parques e áreas verdes serão recuperados. Na foto, o Parque Caiara.

  • Projeto combina obras e ações para dinamizar o território.
  • Canal Valença, na área do projeto: ocupação urbana ocorreu de forma desordenada
  • Saneamento ambiental é um dos pontos fortes do projeto Capibaribe Melhor.
  • Parques e áreas verdes serão recuperados. Na foto, o Parque Caiara.

Na bacia do rio que desenha a conhecida paisagem do Recife, está em curso um projeto de desenvolvimento urbano e inclusão social de grandes proporções. Precisamente, de 46,8 milhões de dólares.

O Projeto Capibaribe Melhor terá cinco anos para requalificar o território no qual vivem mais de 225 mil habitantes e oferecer a esta parcela significativa da população da capital pernambucana um novo cenário de desenvolvimento institucional, urbano, social e econômico.

Próxima ao centro da cidade, a região da intervenção abriga de bairros elegantes a palafitas; possui parques e áreas verdes e também residências que não contam com serviços de água e esgoto.

A diversidade e a complexidade das situações que margeiam o Capibaribe levaram a prefeitura do Recife a buscar o financiamento do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento - BIRD e o gerenciamento da Cobrape - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos para implementar o Projeto. Uma combinação que já deu certo na Região Metropolitana de São Paulo, com o Programa Guarapiranga; em Santos (SP), com a requalificação da zona de expansão da cidade; e em programas integrados desenvolvidos nas bacias dos rios Betim e Uberaba, em Minas Gerais.

Roselaine Ferreira Nunes, tecnóloga da Cobrape, está à frente da equipe multidisciplinar destacada para o gerenciamento do Projeto Capibaribe Melhor.

De Recife, ela fala sobre a atuação da empresa no Projeto.

A quais fatores você atribui a escolha da Cobrape para o gerenciamento do Projeto Capibaribe Melhor?

Como se trata de um projeto com financiamento do Banco Mundial, o processo de seleção da empresa de consultoria seguiu as normas da instituição, que valorizam a experiência em gerenciamento de programas integrados, a qualidade da metodologia proposta e da equipe indicada para executar o plano de trabalho e também a capacidade que a empresa tem de promover a transferência de conhecimento para o contratante, que no caso é a Empresa de Urbanização do Recife (URB).

A nossa proposta respondeu a todas essas exigências, atingimos as melhores pontuações e agora vamos colocar nossa experiência e nossa equipe a serviço do projeto.

Como é a área de intervenção do projeto?

Estudamos a área antes de elaborar a proposta técnica e a Cobrape possui um conhecimento anterior da região originário dos estudos que a empresa fez para a preparação de um programa de investimento que contemplou exatamente a Bacia do Capibaribe.

O que chama a atenção na região é a ocupação distinta nas margens direita e esquerda do rio. À esquerda, o espaço urbano é mais estruturado, dotado de infraestrutura e melhor qualidade de vida; à direita, há a informalidade, moradores em áreas de risco, ausência de saneamento ambiental.

Assim, o grande desafio do Capibaribe Melhor é alterar estruturalmente esse tecido urbano, amenizar a desigualdade na região com intervenções físicas e ações voltadas para as questões ambientais, sociais, econômicas e institucionais. O projeto contempla tanto a implantação de redes de água e esgoto e a abertura de vias quanto a criação de uma sistemática de participação popular e controle social sobre o território. É inovador. A prefeitura do Recife se apoiou no que existe de mais avançado em desenvolvimento urbano e social para desenhar o projeto.

E qual é o grande desafio do gerenciamento do Capibaribe Melhor?

De maneira bem resumida, a tarefa da gerenciadora é reunir todos os componentes do projeto num plano de trabalho, colocar uma equipe multidisciplinar para executar esse plano e, durante a execução do projeto, transferir a tecnologia de gerenciamento para a equipe da prefeitura, treinar esses profissionais.

Com essa metodologia, conhecida como on-the-job training, o conhecimento e a experiência da Cobrape na área de gerenciamento não servirão apenas para o Projeto Capibaribe Melhor, eles serão incorporados pela administração pública do Recife. Acredito que esse processo de transferência de tecnologia é o principal desafio que iremos enfrentar nos próximos quatro anos.

Como essa transferência acontece no dia a dia de trabalho?

Foi criada uma Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) pela Empresa de Urbanização do Recife. A equipe da Cobrape permanecerá ao lado desses profissionais cuidando das áreas de gerenciamento, que abrangem a questão da integração; o escopo do projeto; suas aquisições; seu tempo, custo e qualidade; os riscos aos quais ele está exposto; a comunicação e seus recursos humanos.

As equipes serão apoiadas em suas tarefas por instrumentos e ferramentas de gerenciamento selecionados pela Cobrape e sistemas de informação capazes de monitorar as múltiplas tarefas do projeto.

E a presença do Banco Mundial nas atividades de gerenciamento? Como ela ocorre?

São as exigências e os parâmetros determinados pelo BIRD que modelam o gerenciamento do projeto e as normas são especialmente rigorosas no caso do Capibaribe Melhor.

O projeto envolve um grande contingente populacional localizado em região metropolitana, ou seja, a questão sócio-ambiental se destaca. Qualquer ação realizada nesse ambiente só será bem sucedida se houver uma forte cooperação entre organizações públicas e privadas e a sociedade civil e o Banco acaba se tornando o agente catalisador dessa cooperação.

No gerenciamento do Capibaribe Melhor, nossa equipe irá incorporar as experiências de desenvolvimento institucional que acumulamos em programas similares, também financiados por organismos internacionais.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)